17 de maio de 2012

FACHADAS EM STRUCTURAL GLAZING (PELE DE VIDRO)

A fachada é o primeiro impacto visual de um edifício, para isso as placas de alumínio atuam como um revestimento estrutural e estão substituindo o uso do concreto aparente devido sua tecnologia, facilidade de aplicação e manutenção, leveza, alta resistência, durabilidade e beleza. A fachada Structural Glazing é caracterizada pela colagem de vidro em caixilhos de alumínio.

Outra vantagem dos painéis de alumínio é agilidade no processo construtivo, pois podem ser instaladas ao mesmo tempo, que são feitos os revestimentos ou instaladas as esquadrias, e na maioria dos casos, o próprio fabricante que aplica esses painéis.

Instalação


O método de instalação das fachadas em pele vidro ou Structural Glazing como são conhecidos mundialmente, consiste em primeiramente instalar as colunas de alumínio diretamente na fachada, sendo que o perfil utilizado nas colunas depende muito do vão que a pele de vidro será instalada, normalmente são perfis retangulares de 10 cm x 10 cm reforçados. Depois de instalados as colunas na posição vertical, são fixadas as pingadeiras na horizontal, fazendo com que se formem quadrados entre os perfis verticais e horizontais onde posteriormente serão instalados os quadros com os vidros. 

Abaixo as colunas horizontais e perfis verticais já montados, aguardando a instalação dos quadros.


Depois de tudo fixado é hora de instalar os quadros, lembrando que os mesmos já vêm montados, ou seja, com os vidros fixados. Os quadros são montados com perfis de alumínio em forma de quadrado conforme o tamanho já estabelecido em projeto, os vidros são colados com uma espécie de fita dupla-face, que é especialmente projetada para esse fim. 

Abaixo se tem um exemplo dos quadros já prontos para instalação. 


Os quadros são fixados nas colunas horizontais, sendo que alguns deles têm função de ventilação, ou seja, janelas maxim-ar. A grande parte dos quadros fica fixo, dando apenas o aspecto de uma parede de vidro. Também é comum em escritórios o uso de um dos quadros como porta de entrada, sendo ela com medidas previstas em projeto, normalmente com no mínimo 1 (um) metro de largura. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário