22 de maio de 2012

ESQUADRIAS EM PVC

Material


Ecologicamente correto, o policloreto de polivinila (PVC) é um plástico derivado do cloreto de sódio (sal de cozinha) e do petróleo. Apesar de ser a mesma matéria prima das embalagens plásticas descartáveis, o composto utilizado nas esquadrias é acrescido de aditivos que determinam as características necessárias para sua utilização nesse campo (rigidez, resistência ao intemperismo, resistência mecânica,...), por exemplo, a resistência às radiações solares é garantida pela alta concentração de pigmentação branca. O material é 100% reciclável, o que motiva sua utilização. 

Esquadrias


As esquadrias de PVC (EPVC) surgiram na Alemanha em 1959 com o objetivo de oferecer ao mercado um produto superior aos outros. No Brasil, elas foram introduzidas na década de 80, pela empresa Irmãos Petroll. 

Como quarta geração de esquadrias elas surgiram para aperfeiçoar as esquadrias de alumínio, (ordem de gerações: madeira, ferro, alumínio, PVC) e são reconhecidas pela qualidade, longa vida útil, excelente desempenho, baixa manutenção, fácil limpeza e design inovador. Seus atributos técnicos e estéticos as fizeram presentes nos mais diversos tipos de obras e já conquistaram engenheiros e arquitetos, visto que são as esquadrias mais utilizadas no mundo, representando mais de 50% das vendas do mercado europeu, norte-americano e do sudeste asiático, os outros 50% são divididos entre alumínio, ferro e madeira.

Para garantir a excelência de acabamento, estas esquadrias seguem os mais modernos conceitos de fabricação, vidros de segurança, ferragens especiais e acessórios. Em consequência disso obtém o maior custo dentre as esquadrias.

Características


O PVC não é condutor de som e apresenta baixo coeficiente de transmissão de calor (ou seja, maior capacidade de manter a temperatura interna), aumentando assim o conforto e bem estar dos ambientes. Devido ao seu bom isolamento térmico oferece economia substancial de energia em locais com temperatura controlada, pois reduzem a perda de energia por troca de calor.

Devido à alta tecnologia de seu sistema construtivo e perfis, apresenta ótima estanqueidade contra água, vento e poeira. Apresenta alta resistência, podendo ser utilizado em ambientes agressivos. Devido ao seu processo de polimerização a superfície não absorve partículas de poeira ou fumaça, isso ocorre porque não existe porosidade na superfície de perfil. São resistentes aos agentes biológicos, não sendo atacada por fungos, bactérias, brocas ou cupins. Não enferrujam, não apodrecem e não racham. Não sofrem corrosão e não perdem o brilho. É auto-extinguível, ou seja, não propaga chamas.

Manutenção


O EPVC oferece baixa manutenção, é desnecessário qualquer tipo de pintura, regulagem ou lixamento, mesmo em ambientes muito agressivos. Nas esquadrias de correr, é recomendado aplicar spray de silicone nos trilhos, marcos e caixilhos, em um período de aproximadamente de 6 meses. No mínimo uma vez por ano, deve-se aplicar um óleo de máquina nas ferragens, para manter um bom deslocamento e nas regiões litorâneas, devido a maresia, recomenda-se a utilização de lubrificante a cada três meses. Para a limpeza diária da esquadria utiliza-se somente água, sabão e um pano limpo, não se deve utilizar produtos químicos.

Acabamentos


Não necessitam pintura. Possuem um leque de tonalidades, que variam desde o branco até imitações de madeira. O acabamento é semi-fosco e para obter-se acabamento brilhante é necessário aplicar cera e polir as superfícies até que adquiram brilho.

Instalação 


Para as esquadrias de PVC existem três métodos de instalação, dois deles são extremamente diferentes dos métodos de instalação das esquadrias de alumínio, podendo eles somente ser possíveis em esquadrias de PVC. É importante lembrar que o prumo e esquadro das janelas e portas devem, como nas esquadrias de alumínio, estar de acordo, sem isso as janelas e portas de PVC não terão uma boa funcionalidade.

O método mais comum para instalação das esquadrias de PVC é com fixação diretamente no vão acababo, ou seja, com o mesmo totalmente requadrado. Mesmo com os fabricantes de esquadrias de PVC liberando a instalação das esquadrias em qualquer momento da obra (depois da alvenaria pronta), esse método continua sendo muito utilizado, pois com ele as frentes de trabalho de reboco e requadro já estarão em outro local, sendo assim as equipes não tem atividades cruzadas. 

  • Método de Instalação Diretamente no Vão Pronto

O método consiste em instalar os marcos (servem de suporte para o funcionamento das folhas) diretamente no requadro pronto, com auxilio de buchas e parafusos de aço galvanizado. Depois de fixados os marcos, aplica-se espuma de poliuretano, lembrando que para uma melhor vedação o mesmo tem que se espalhar por todos os espaços vazios.

Logo após instalar os marcos são instalados as folhas com os vidros, lembrando que os marcos devem estar no prumo e no esquadro conforme o vão, para que haja o bom funcionamento das folhas, que depois de instaladas, terão que ser reguladas para um melhor funcionamente.

Por fim coloca-se os acabamentos fazendo a vedação dos mesmos com silicone branco ou transparente, dando uma melhor impermeabilidade para a esquadria.


  • Método de Instalação Diretamente na Alvenaria

Nesse método a fixação dos marcos é realizada diretamente na alvenaria com o auxilio de chumbadores galvanizados, por esse motivo é importante a conferência do prumo e esquadro da alvenaria. A fixação é feita deixando um vão aproximadamente 1,5 cm maior para cada lado, esse espaço deixado servirá para posterior fixação da esquadria com argamassa.

Depois de fixado os contramarcos e feito o chumbamento da esquadria com argamassa, é realizada a instalação e regulagem das folhas com os vidros e por fim colocado os acabamentos finais para vedação.


  • Método de Instalação com Contramarco

A instalação com contramarco em esquadrias de PVC não se difere muito das esquadrias de alumínio, portanto as etapas de instalação são praticamente as mesmas.

Primeiramente são instalados os contramarcos de alumínio e feito o requadro do vão, depois os marcos já podem ser instalados e, logo depois, colocadas as folhas com vidros, por fim faz-se a regulagem e coloca-se os acabamentos para vedação.

Um comentário:

  1. Preciso urgente de esquadria de aluminio. Estou fazendo orçamento para esquadrias de aluminio. Obrigada!

    ResponderExcluir